Nosso foco é voltado para a área contábil e suas ramificações, contudo, atendendo a pedidos de vários amigos vamos abordar neste blog assuntos relacionados a várias disciplinas sobre concursos públicos, atualidades, notícias interessantes e muito mais. Com tudo isto, temos certeza que iremos ajudar você a conquistar seu sonho e contabilizar o seu sucesso. Lembramos que as postagens publicadas neste blog não refletem, necessariamente, as opiniões da empresa JN ASSESSORIA CONTÁBIL.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ENC: Resposta da Ouvidoria

 

 

De: Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior - MDIC [mailto:ouvidoria.sistema@mdic.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 14 de junho de 2010 11:53
Para: NÉRITOW SIQUEIRA ARANTES BERTHOLINO
Assunto: Resposta da Ouvidoria

 

 

Prezado(a) NÉRITOW SIQUEIRA ARANTES BERTHOLINO,

Agradecemos o registro de sua manifestação e informamos que esta Ouvidoria não detém competência legal e tampouco as ferramentas para realizar alterações ou baixas nos processos de formalização de empreendedores.

Nesse sentido, encaminhamos abaixo resposta do órgão técnico quanto a sua solicitação:

"Enquanto o sistema não estiver completamente informatizado e integrado, de modo a permitir alterações e baixas através do Portal, o Microempreendedor que deseja alterar seus dados cadastrais depois do registro no Portal ou extinguir a sua inscrição como empresário individual, deverá protocolar na Junta Comercial de seu Estado o formulário Requerimento de Empresário, observadas as normas pertinentes, inclusive o pagamento do preço do serviço. O serviço não será cobrado unicamente no caso de correção exigida oficialmente pela Prefeitura Municipal de registros efetuados no Portal após 5 de fevereiro de 2010.

Coordenação Geral dos Serviços do Registro Mercantil
Departamento Nacional de Registro do Comércio"

Importante ressaltar que, de acordo com a legislação, "as informações cadastrais do Microempreendedor Individual, após sua inscrição, serão disponibilizadas eletronicamente para os Estados, Distrito Federal e Municípios, a partir do segundo dia do mês subseqüente à sua inscrição, ou, imediatamente, quando o ente federativo estiver informatizado e integrado ao Portal do Empreendedor."

Para quem está no Cadastro Sincronizado, como Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Salvador, São Luis, Natal e Belém, no momento que se gera o CNPJ no Portal do Empreendedor, os dados da RFB são recebidos imediatamente.

Para os demais Municípios que não estão no Cadastro Sincronizado, o acesso aos dados da inscrição do MEI ocorre apenas no segundo dia útil do mês seguinte à concessão da inscrição no CNPJ.

De acordo com a área de informática do MDIC, os dados cadastrais do MEI somente passaram a ser enviados, diariamente, a todas as Juntas, no mês de abril. Sugerimos que antes de dirigir-se à Junta Comercial, entre em contato com esta para se certificar do recebimento dos dados.

Favor, responda nossa pesquisa de satisfação constante ao final desta mensagem.

Não responda a este e-mail. Caso queira registrar nova manifestação nesta Ouvidoria, acesse www.mdic.gov.br/sitio/sistema/ouvidoria/atendimento.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Térreo
70053-900, Brasília - DF

Você está satisfeito com a resposta? Responda aqui

Não responda este e-mail. Para se comunicar com a Ouvidoria, clique aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO IMPORTANTE

As informações constantes neste site não devem servir como base para investimentos, compras, vendas, aquisições, tomadas de decisões, agendamentos, esclarecimentos e outros. Para tanto, sugerimos que entre em contato conosco.