Nosso foco é voltado para a área contábil e suas ramificações, contudo, atendendo a pedidos de vários amigos vamos abordar neste blog assuntos relacionados a várias disciplinas sobre concursos públicos, atualidades, notícias interessantes e muito mais. Com tudo isto, temos certeza que iremos ajudar você a conquistar seu sonho e contabilizar o seu sucesso. Lembramos que as postagens publicadas neste blog não refletem, necessariamente, as opiniões da empresa JN ASSESSORIA CONTÁBIL.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Econet Express Nacional 201/2013







EXPRESS Nº 201 / 2013 - Expedido em 30/07/2013 - Terça-Feira


ICMS/NACIONAL

NOVO CST, BENEFÍCIOS FISCAIS, SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E OUTROS
Normas CONFAZ publicadas em 30.07.2013



Foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira, 30.07.2013, as seguintes normas, firmadas na 150ª reunião ordinária do CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada na última semana em Natal (RN): os Ajustes SINIEF 11/2013 a 15/2013; os Convênios ICMS 57/2013 a 87/2013, além dos Convênios ICMS 96/2013 e 97/2013; e os Protocolos ICMS 64/2013 a 75/2013.

NOVO CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

O Ajuste SINIEF 15/2013 alterou a lista de Códigos de Situação Tributária (CST), acrescentando à lista de códigos indicativos da origem (Tabela A) o código 8, para identificar as operações com mercadorias cujo Conteúdo de Importação é superior a 70%. A norma também efetua os ajustes necessários nos demais códigos, em função da criação deste novo código. Esta modificação é decorrente das regras aplicáveis a operações com mercadorias importadas ou com Conteúdo de Importação superior a 70%, implementadas pela Resolução do Senado Federal nº 13/2012 e pelo Convênio ICMS 38/2013.

BENEFÍCIOS FISCAIS

Os convênios mencionados trazem diversas alterações em relação a benefícios fiscais. Destacamos as seguintes modificações:

- relativamente ao Convênio ICMS 52/91, que dispõe sobre a redução de base de cálculo nas operações com equipamentos industriais e implementos agrícolas, deixa de ser aplicado no Estado do Mato Grosso a partir de 01.09.2013 (Convênio ICMS 69/2013). Foi acrescentado à lista de produtos o item 32.17, relativamente a máquinas de impressão por jato de tinta, de uso industrial, NCM 8443.39.10 (Convênio ICMS 70/2013). Algumas Unidades da Federação foram autorizadas a conceder isenção do ICMS nas importações de bens de capital sem similar nacional, bem como a máquinas e equipamentos sobressalentes, ferramentas e aparelhos e outras partes e peças destinadas a garantir a operacionalidade dos bens de capital mencionados, desde que sem similar nacional. As mesmas Unidades da Federação são autorizadas a conceder isenção do ICMS em relação ao diferencial de alíquotas, nas aquisições interestaduais dos bens aludidos (Convênio ICMS 57/2013).

- prorrogada, de 31.07.2013 para 31.07.2015, a validade das disposições constantes do Convênio ICMS 61/2012, que autoriza a Secretaria da Receita Federal do Brasil a arrecadar o ICMS devido nas importações realizadas ao amparo do Regime de Tributação Unificada (RTU), e concede redução da base de cálculo do ICMS nas operações de importação alcançadas por esse regime (Convênio ICMS 77/2013).

- o Estado do Amapá foi autorizado a conceder vários incentivos fiscais, como crédito presumido, isenção e redução de base de cálculo, para segmentos diversos (indústrias de café, indústrias de colchões, empresas extratoras de pedra britada e de mão, indústrias de mineração e de metalurgia, bens destinados à modernização de Zona Portuária do Estado do Amapá, indústrias de panificação).

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Passa a ser utilizada a MVA Ajustada para o cálculo do ICMS devido por substituição tributária nas operações interestaduais com veículos automotores novos e com motocicletas, quando cabível a utilização de MVA (Convênios ICMS 59/2013 e 61/2013).

As reclassificações, agrupamentos e desdobramentos de códigos da NCM passam a não implicar em inclusão ou exclusão das mercadorias e bens classificadas nos referidos códigos no regime de substituição tributária.

Foram alterados diversos Protocolos que versam sobre a substituição tributária, inclusive com a exclusão ou o acréscimo de mercadorias neste regime.

RESUMO DE TODAS AS ALTERAÇÕES

Para ler um resumo de todas as alterações efetuadas, clique aqui.

Econet Editora Empresarial Ltda


Reprodução autorizada mediante citação da fonte (Fonte: Redação Econet Editora).


Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Não é Assinante? Se desejar receber nossos serviços de consultoria e acessar todo o conteúdo do site sem limites, solicite seu Acesso Experimental. Se preferir, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 (Curitiba/PR) ou clique aqui e escolha o melhor número para a sua região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO IMPORTANTE

As informações constantes neste site não devem servir como base para investimentos, compras, vendas, aquisições, tomadas de decisões, agendamentos, esclarecimentos e outros. Para tanto, sugerimos que entre em contato conosco.