Nosso foco é voltado para a área contábil e suas ramificações, contudo, atendendo a pedidos de vários amigos vamos abordar neste blog assuntos relacionados a várias disciplinas sobre concursos públicos, atualidades, notícias interessantes e muito mais. Com tudo isto, temos certeza que iremos ajudar você a conquistar seu sonho e contabilizar o seu sucesso. Lembramos que as postagens publicadas neste blog não refletem, necessariamente, as opiniões da empresa JN ASSESSORIA CONTÁBIL.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Econet Express ICMS/RJ - 244 12

 



EXPRESS Nº 244 / 2012 - Expedido em 24/05/2012 - Quinta - Feira

 

ICMS/RJ
PADARIAS E CONFEITARIAS
Regime de Estimativa

 

 

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Decreto nº 43.608 de 23.05.2012 (DOE de 24.05.2012), incluiu a possibilidade das padarias e confeitarias enquadrarem-se no regime de ICMS por estimativa, através da inclusão do Título V-A ao Livro V do RICMS/RJ.

As padarias e confeitarias que realizem, exclusivamente, vendas diretamente a consumidor final, podem optar, em substituição ao sistema comum de apuração e pagamento do ICMS devido a cada mês, pela aplicação direta do percentual de 2% sobre a receita bruta auferida no período - ficando vedado o aproveitamento de quaisquer créditos do imposto relacionado às mercadorias submetidas ao regime, exceto os decorrentes de devoluções de mercadorias adquiridas.

Este regime somente alcançará os produtos fabricados no próprio estabelecimento, excluídos os produtos isentos. Os produtos não industrializados no próprio estabelecimento serão tributados pelo regime comum de apuração e pagamento do ICMS. O contribuinte que optar por este regime não está dispensado a recolher o ICMS devido a título de substituição tributária, o diferencial de alíquotas e o ICMS na importação, bem como o imposto devido na existência de mercadorias em estoque por ocasião do encerramento das atividades ou declaração de falência.

É vedada a opção pelo regime ao contribuinte optante pelo Simples Nacional, ao contribuinte que não utilize ECF e ao contribuinte que exerça outras atividades além das mencionadas (padaria e confeitaria).

Econet Editora Empresarial Ltda

Reprodução autorizada mediante citação da fonte (Fonte: Redação Econet Editora).

 

Agora com o boletim on-line da Econet você tem a informação por completo, sem omissões, com consultoria totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.

Não é Assinante? Se desejar receber nossos serviços de consultoria e acessar todo o conteúdo do site sem limites, solicite seu Acesso Experimental. Se preferir, contate-nos pelo telefone (41) 3016-8006 (Curitiba/PR) ou clique aqui e escolha o melhor número para a sua região.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO IMPORTANTE

As informações constantes neste site não devem servir como base para investimentos, compras, vendas, aquisições, tomadas de decisões, agendamentos, esclarecimentos e outros. Para tanto, sugerimos que entre em contato conosco.