Nosso foco é voltado para a área contábil e suas ramificações, contudo, atendendo a pedidos de vários amigos vamos abordar neste blog assuntos relacionados a várias disciplinas sobre concursos públicos, atualidades, notícias interessantes e muito mais. Com tudo isto, temos certeza que iremos ajudar você a conquistar seu sonho e contabilizar o seu sucesso. Lembramos que as postagens publicadas neste blog não refletem, necessariamente, as opiniões da empresa JN ASSESSORIA CONTÁBIL.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Refis do Rio mobiliza interesse de mais de 130 advogados

Mais de 130 advogados e tributaristas das maiores empresas do Brasil lotaram auditório do Clube Americano, nesta quinta-feira, para ouvir a palestra do Secretário de Fazenda, Joaquim Levy, do Procurador do Estado e Subsecretário de Fazenda para Assuntos Jurídicos, Fabricio Dantas Leite, do Subprocurador-Geral do Estado, Sergio Pyrrho e do Procurador-Chefe, Nilson Furtado, sobre “O novo Refis do Rio”. A lotação para o almoço organizado pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) esgotou e teve gente que ficou esperando alguma desistência para participar.
Tanto interesse no tema, que gerou muitas perguntas com dúvidas sobre a interpretação da lei, justifica-se pelo fato de que, nos próximos dias, quem tem dívidas junto ao Estado do Rio de Janeiro terá um forte incentivo para “limpar o passado”, como disse o secretário Levy. Essas pendências poderão ser solucionadas de maneira facilitada pela Lei 5647/ de 18 de janeiro de 2010, que criou o Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) do Estado do Rio de Janeiro.
A Lei do Refis entra em vigor semana que vem. O Estado publicará decreto nos próximos dias com a regulamentação.
Levy, Leite, Pyrrho e Furtado explicaram os benefícios e as regras para utilização do Refis, que além de descontos em juros e multas para quem pagar a dívida à vista, inclui a possibilidade de utilizar precatórios para quitar esses compromissos. Como os precatórios podem ser adquiridos no mercado com descontos significativos, o benefício é cumulativo.
Os débitos tributários ou não também poderão ser parcelados em até 120 meses, inclusive os oriundos de autarquias, além do saldo remanescente dos débitos consolidados de parcelamentos anteriores.
Mas o secretário recomendou que os interessados aproveitem o programa para quitar as dívidas, evitando o parcelamento. Isso porque, segundo ele, a lei é muito rígida e torna os benefícios do Refis sem valor caso haja qualquer problema de conformidade do beneficiado em sua relação com o fisco estadual. Ou seja, os descontos e o parcelamento ficam sem efeito se houver inadimplência ou qualquer erro da empresa, relativo a fatos geradores ocorridos após a celebração do acordo.
"O programa é muito generoso, mas também muito rígido. Qualquer erro pode pôr fim ao benefício. Vale a pena aproveitar a oportunidade para resolver de vez o problema”, disse Levy.
Os Procuradores do Estado enfatizaram que o decreto vai procurar facilitar a aplicação da lei e criar mecanismos para dar segurança jurídica aos interessados em usar precatórios. Segundo eles, é a primeira vez que o Estado aceita esses títulos, que são ordens judiciais de pagamento contra o estado, em programas de refinanciamento de dívidas. A idéia é permitir um verdadeiro encontro de contas, que possa ajudar as empresas a solucionarem suas pendências e ao Estado matar boa parte de sua dívida em precatórios. Segundo ele, os precatórios poderão ser usados para quitar integralmente as dívidas ou como parte do pagamento, em caso de parcelamento.
Os interessados em parcelar os débitos poderão requerer o benefício na Secretaria de Fazenda, até o dia 30 de abril.
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Estado aposta no interior como motor de desenvolvimento da economia

O Estado aposta cada vez mais no interior como motor de desenvolvimento. Em 2009, de acordo com levantamento do Boletim de Transparência Fiscal da Secretaria de Fazenda, o gasto do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) totalizou R$675,1 milhões, um crescimento de 63% em relação aos R$414,9 milhões de 2008. De 2004 a 2006, o gasto do DER ficou na média anual de R$ 360 milhões.

O aumento do gasto do Este aumento ocorreu pelo incremento dos investimentos, concentrados em ações no interior, que praticamente dobraram, passando de R$127,2 milhões em 2008 para R$374,3 milhões em 2009. Só em obras de restauração de rodovias e estradas vicinais foram aplicados mais R$142,45 milhões. Outros R$89,5 milhões foram destinados a intervenções indiretas nos municípios de Saquarema, Paty do Alferes, Silva Jardim, Itaboraí, Macuco, Conservatória, Porto Real, Quatis, entre outros. Além disso, em 2009 foram gastos R$159,9 milhões em manutenção e conservação de rodovias.

Segundo o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, o investimento no interior tem dinamizado a economia local, trazendo uma competitividade que a região nunca teve, principalmente porque alguns investimentos como a RJ 116 são estruturantes e estão criando uma nova espinha dorsal para a economia do estado. “É um recurso muito bem aplicado e que começa a cobrir um déficit de décadas”, acrescentou o secretário.

Destaques

Infra-estrutura:
A despesa total do Departamento de Estradas e Rodagem – DER em 2009 totalizou R$675,1milhões contra R$414,9 milhões em 2008. Este aumento ocorre pelo incremento nos investimentos que passaram de R$127,2 milhões em 2008 para R$374,3 milhões em 2009. Estes investimentos estão concentrados em ações para o interior;
· +R$142,45 milhões em obras de restauração de rodovias e estradas vicinais;
· +R$89,50 milhões em intervenções indiretas nos municípios de Saquarema, Paty de Alferes, Silva Jardim, Itaboraí, Macuco, Conservatória, Porto Real, Quatis, dentre outros;
· Além disso, em 2009 foram gastos R$159,9 milhões em manutenção e conservação de rodovias em todo o Estado do Rio de Janeiro;
Saúde:
· Serviço móvel de tomografia computadorizada beneficiou diversos municípios do interior;
· R$19,14 milhões gastos em 2009 com a compra, para municípios do interior de 45 ambulâncias de suporte básico e 76 com UTI;
· Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI) R$ 6,4 milhões, para repasses mensais a partir de outubro de 2009 para os municípios com até 110 mil habitantes; de acordo com sua capacidade de atendimento e complexidade dos serviços prestados associado ao cumprimento de metas pactuadas;
· R$21,16 milhões destinados à Assistência Farmacêutica na Atenção Básica nos municípios fluminenses;
· R$9,0 milhões para construção do Novo Hospital em Saquarema;
· R$329,8 milhões de recursos do SUS executados pelo Fundo Estadual de Saúde foram transferidos para os municípios fluminenses;
Agricultura e Pecuária:
Em agropecuária o ERJ investiu R$6,75 milhões em 2009 contra R$622,1 mil em 2008. As principais ações realizadas em 2009 foram:
· Programas Frutificar, Florescer, Rio Cana e Rio Leite com mais R$1,84 milhão em 2009;
· Sistema unificado de Defesa Agropecuária (+R$1,9 milhão);
· PRONAF – Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (+R$671 mil);
· A essas despesas se somarão as que serão realizadas com recursos provenientes do empréstimo com o Banco Mundial para desenvolvimento das microbacias hídricas aprovado no final de 2009.
Segurança:
· Delegacia Legal: em 2009, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,95 milhões no programa da seguinte forma:
- aquisição de equipamentos para os postos regionais de polícia técnica científica de Araruama e Barra do Piraí;
- obras nos postos regionais de polícia técnica e científica de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Campos, Macaé e Volta Redonda;
- obras de conclusão das delegacias legais de Valença, Arraial do Cabo e Volta Redonda;
- obras de construção de delegacias legais nos municípios de Italva, São João da Barra, Sapucaia e Cordeiro.
· Viaturas: aquisição de 18 veículos (R$1,83 milhões), sendo 12 destinados aos Postos Regionais de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) localizados no interior do Estado: Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Volta Redonda.
Cultura:
· Reforma da Casa de Casimiro de Abreu (R$ 343,68 mil) e reforma em geral na Casa de Euclides da Cunha (R$ 99,99 mil) no município de Cantagalo.
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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Último dia de inscrições para 6.565 vagas de níveis médio e superior nos Correios

Último dia de inscrições para 6.565 vagas de níveis médio e superior nos Correios
19/02/2010 11:11
Do CorreioWeb
Ainda há tempo para quem quer concorrer às vagas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). As inscrições encerram-se às 23h59 desta sexta-feira (19/2). O concurso oferece 6.565 vagas em todo país. Os cadastros poderão ser feitos tanto pelo site www.correios.com.br quanto nas agências dos Correios indicadas nos editais de aberturas. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 60. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais para todos os servidores.

O concurso
São 6.565 oportunidades para diversos estados brasileiros, além de formação de cadastro reserva. Há chances para níveis médio e superior. Para todas as regionais há oferta de vagas para os cargos de agente de Correios (nas especialidades de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo) e para postos de nível superior e carreiras específicas (ver tabela).

Os salários iniciais variam de R$ 706,48 a R$ 3.431,06. Além das remunerações básicas, os aprovados terão direito também a vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica e odontológica, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional e possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar (Postalprev).

Todos os candidatos inscritos serão submetidos a avaliações objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Concorrentes às especialidades de carteiro e de operador também passarão pode teste de aptidão e esforço físico. Por fim, haverá curso de capacitação. As datas dos exames ainda não foram marcadas.

As chances são para as diretorias regionais de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo Metropolitana e São Paulo Interior.

Organização
A assessoria de comunicação dos Correios afirmou ao CorreioWeb que a empresa organizadora do concurso ainda não foi escolhida. O processo será o seguinte: os Correios prepararam os editais de abertura e irão ficar responsáveis por toda a parte de inscrições.

A escolha da empresa que irá reger todo o processo seletivo será feita apenas após o término do período para cadastro.
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Ministério do Planejamento autoriza seleção com 700 vagas para a Fundação Oswaldo Cruz

Ministério do Planejamento autoriza seleção com 700 vagas para a Fundação Oswaldo Cruz
19/02/2010 11:01
Larissa Domingues - Do CorreioWeb
Boa notícia para quem esperava pela seleção pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou nesta sexta-feira (19/2) a realização de concurso com 700 vagas para o órgão.

As chances serão para níveis médio e superior, nos cargos de pesquisador em saúde pública (5), tecnologista em saúde pública (239), analista de gestão em saúde (244), técnico em saúde pública (149) e assistente técnico em gestão (63).

De acordo com a portaria, o órgão tem o prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura da seleção. O provimento dos cargos oferecidos deverá ocorrer a partir de agosto de 2010. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 39 da primeira seção.

As novas nomeações terão como contrapartida a extinção de 790 postos de trabalho terceirizados dentro da instituição, que estão em desacordo com a legislação vigente. A substituição obedece a disposto em termo de conciliação judicial.
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Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES)

São 902 vagas para os cargos de professor e pedagogo. O salário inicial varia de R$ 1.583,40 a R$ 2.839,20. Para se candidatar ao cargo de professor é preciso ter diploma de nível superior de licenciatura plena, de acordo com a área de conhecimento escolhida.

Já para a função de pedagogo, o candidato deve ter concluído o curso superior de Pedagogia e ter habilitação em supervisão escolar, orientação educacional, administração escolar, inspeção escolar, ou curso de formação de especialista em nível de pós-graduação, além de no mínimo dois anos de experiência na área.

As inscrições podem ser realizadas até 5 de março, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pelo certame. A taxa será de R$ 50.

A primeira etapa do concurso será composta de prova objetiva e avaliação de títulos. A data da avaliação está prevista para o dia 11 de abril. Na segunda etapa, os candidatos contarão com um curso intensivo de formação, com carga horária de até 80 horas. A jornada de trabalho para ambos os cargos é de 25 horas semanais.
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Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz/ES)

O concurso irá selecionar oito candidatos, além de formar cadastro reserva. As vagas são para o cargo de consultor do Executivo, que oferece remuneração de R$ 5.950. Seis oportunidades são para candidatos formados em Ciências Contábeis e duas em Ciências Econômicas. A seleção está sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Os interessados poderão se inscrever até 11 de março, no site da empresa organizadora. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. A seleção compreenderá de provas objetivas, no dia 25 de abril, e avaliação de títulos. Todas as etapas serão realizadas na cidade de Vitória (ES).
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Ministério dos Transportes, Sefaz/ES e Sedu/ES abrem inscrições para 1.080 vagas

Ministério dos Transportes, Sefaz/ES e Sedu/ES abrem inscrições para 1.080 vagas
19/02/2010 11:44
Do CorreioWeb
Três concursos abrem o prazo de inscrições nesta sexta-feira (19/2). Somados, os órgãos oferecem 1.080 vagas, mais cadastro reserva. Há chances para níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 1,5 mil a R$ 5,9 mil.

O Ministério dos Transportes oferece 170 vagas em diversos estados. As outras duas seleções são para o estado do Espírito Santo: oito vagas para a Secretaria da Fazenda e 902 para a Secretaria de Educação.

Confira abaixo os detalhes de cada seleção:

Ministério dos Transportes
O edital do concurso público oferece 170 oportunidades para cargos de níveis médio e superior. A seleção será organizada pelo Instituto Nacional de Educação Cetro. Quem tem nível médio completo poderá se inscrever ao cargo de agente administrativo (70 vagas), que oferece remuneração de R$ 2.067,30.

Para concorrer ao cargo de analista técnico administrativo (100 vagas) basta possuir diploma de graduação em qualquer área de formação reconhecida pelo Ministério da Educação. Neste caso, o salário é de R$ 2.643,28.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet até 8 de março, no site www.institutocetro.org.br. A taxa de participação varia de R$ 35 a R$ 45. De acordo com o edital, os candidatos cadastrados passarão apenas por avaliações objetivas, que estão marcadas para o dia 18 de abril.

As vagas são para a sede do Ministério, em Brasília (DF), a também para as unidades dos estados do Amazonas, Ceará, Bahia, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo.
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Programa Empresa Cidadã

Programa Empresa Cidadã
A pessoa jurídica poderá aderir ao Programa Empresa Cidadã mediante Requerimento de Adesão formulado em nome do estabelecimento matriz, pelo responsável perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a partir de 25/1/2010, conforme regras estabelecidas na IN RFB nº 991/2009.

O Requerimento de Adesão deverá ser formulado exclusivamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, a partir de 25 de janeiro de 2010.

O acesso ao endereço eletrônico dar-se-á por meio de código de acesso, a ser obtido no sítio da RFB, ou mediante certificado digital válido.

Será beneficiada pelo Programa Empresa Cidadã, instituído pelo Decreto nº 7.052, de 23 de dezembro de 2009, a empregada da pessoa jurídica que aderir ao Programa, desde que a empregada requeira a prorrogação do salário-maternidade até o final do primeiro mês após o parto. A solicitação da empregada é feita junto à empresa, de acordo com as regras do Decreto nº 7.052/2009.
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Lei nº 11.941/2009 - prazo de 28/02/2010

Conforme Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 13, de 19 de novembro de 2009, os prazos para desistência de impugnação ou recurso administrativos ou de ação judicial de que tratam o caput do art. 13 e o § 4º do art. 32 da Portaria Conjunta PGFN/RFB Nº 6, de 2009, se encerram em 28 de fevereiro de 2010.


Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 6, de 22 de julho de 2009:
...
Art. 13. Para aproveitar as condições de que trata esta Portaria, em relação aos débitos que se encontram com exigibilidade suspensa, o sujeito passivo deverá desistir, expressamente e de forma irrevogável, da impugnação ou do recurso administrativos ou da ação judicial proposta e, cumulativamente, renunciar a quaisquer alegações de direito sobre as quais se fundam os processos administrativos e as ações judiciais, até 30 (trinta) dias após o prazo final previsto para efetuar o pagamento à vista ou opção pelos parcelamentos de débitos de que trata esta Portaria.(Redação dada pela Portaria PGFN/RFB nº 11, de 11 de novembro de 2009)
...

Art. 32. No caso dos débitos a serem pagos ou parcelados estarem vinculados a depósito administrativo ou judicial, a conversão em renda ou transformação em pagamento definitivo observará o disposto neste artigo. (Redação dada pela Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 10, de 5 de novembro de 2009)
...
§ 4º Na hipótese deste artigo, o sujeito passivo deverá requerer a desistência da impugnação, do recurso administrativo ou da ação judicial, com a renúncia ao direito em que se funda o processo administrativo ou ação judicial, até 30 (trinta) dias após o prazo final previsto para efetuar o pagamento à vista ou opção pelos parcelamentos de débitos de que trata esta Portaria. (Incluído pela Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 10, de 5 de novembro de 2009)
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sábado, 13 de fevereiro de 2010

Governo da Bahia descobre irregularidades e exonera 786 servidores

Governo da Bahia descobre irregularidades e exonera 786 servidores
Acumulação indevida de cargos, salários pagos a servidores que abandonaram funções há anos e pagamento de duas aposentadorias ao mesmo empregado são apenas exemplos do que acontecia no serviço público da Bahia. O governo do estado resolveu fazer uma faxina nas folhas de pagamento e descobriu uma série de irregularidades. As investigações resultaram na exoneração de 786 servidores.

Em 26 operações correicionais, que fiscalizam o cumprimento dos princípios que regem a Administração Pública, a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), por meio da Corregedoria Geral, verificou a situação de 58 mil servidores da capital e do interior, em 826 órgãos.

Entre as irregularidades flagradas pela Corregedoria Geral está o caso de um servidor que não aparecia desde 1989 no local de trabalho, mas continuava recebendo salários. Não havia registro das faltas no Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH).

Em outra situação, uma servidora aposentada por invalidez na Bahia trabalhava como médica no estado de Sergipe. Outro servidor recebia cinco contracheques estaduais: um pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), um pela Secretaria de Saúde (Sesab), outro pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e mais dois pelas Secretarias Estaduais de Educação da Bahia e Pernambuco.

Existe também o caso de filho de funcionário que substituía o pai e recebia os vencimentos, mesmo sem ser concursado. Sem falar nas fraudes aplicadas no pagamento de pensões. As ações de verificação de regularidade na Previdência Estadual culminaram com 1.774 suspensões. Deste total, 973 são de pensões e 801 de aposentadorias, que eram pagas de forma irregular.

As exonerações geraram economia anual de R$ 15,4 milhões na folha de pessoal da Bahia. As apurações detalhadas foram possíveis após o governo firmar parcerias com outros estados, União e municípios.

“A partir do cruzamento de informações das bases de dados das folhas de pagamento do Governo do Estado da Bahia, com as prefeituras municipais assim como com o Ministério da Previdência Social, foram identificados servidores que possuem múltipla vinculação com os dois entes federativos, além de acumulação dos cargos e de carga horária”, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

O que você acha disso tudo, concurseiro?

FONTE: PAPO DE CONCURSEIRO - CORREIOWEB
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Secretaria da Educação do Espírito Santo seleciona 902 candidatos de nível superior 12/02/2010 16:07 Do CorreioWeb A Secretaria de Estado da Educação

Casa própria sem pesadelo
Para garantir a compra segura, mutuário deve prestar atenção e ficar de olho em ofertas de crédito fácil. Orientação é pesquisar empresas e procurar empreendimentos que se enquadram no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’
Rio - Interessados em fugir do aluguel devem tomar alguns cuidados básicos para que o sonho da casa própria não vire um pesadelo. Com o crédito farto e o ‘Minha Casa, Minha Vida’, a recomendação é pesquisar as empresas e procurar os empreendimentos, que se enquadram no programa habitacional do governo. Este ano serão construídas quase 1 milhão de unidades no País, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e da caderneta de poupança.

A principal dica é desconfiar da concessão do financiamento fácil e sem burocracia ou a promessa de que, a suposta carta de crédito, será liberada após o pagamento de algumas parcelas. Isso acontece em algumas empresas que atuam paralelamente no mercado imobiliário.

Conforme a coluna Informe do Dia, de O DIA, publicou na última terça-feira, o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 2ª Vara Empresarial, determinou o fechamento da Associação Frutos da Terra Brasil, que prometia a concessão de crédito sem juros para a compra da casa própria.

O programa Minha Casa, Minha Vida cobra juros e beneficia famílias com renda até 10 salários mínimos (R$ 5.100). Melhorconcede subsídios (descontos), que chegam a R$ 23 mil para ajudar os grupos com menor poder aquisitivo — até seis mínimos (R$ 3.060).

Os interessados podem procurar os postos de inscrição das secretarias municipal e estadual de Habitação e os estandes das construtoras, que atuam no segmento. Há oferta de imóveis até R$ 130 mil e prazo de até 30 anos para pagar.

FEIRÕES DE IMÓVEIS

Os feirões de imóveis são outra opção. A Caixa Econômica, pioneira na iniciativa, parte para a 6ª edição. A CHL anuncia um novo feirão dias 26,27 e 28, no estacionamento do shopping Via Parque, na Barra. Serão ofertadas 1.360 unidades, sendo 800 do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Os imóveis serão vendidos a partir de R$ 91.800. Os interessados vão comprar a moradia sem entrada e com a primeira parcela para Páscoa. A CHL ainda premia compradores com geladeira, fogão e micro-ondas.

Promessa de comprovar legalidade

Para o presidente da Associação Frutos da Terra Brasil, Carlos Alberto Rotermund, o Ministério Público do Estado do Rio, responsável pela ação que determinou o fechamento da AFTB, não entendeu que o sistema de crédito é diferenciado por ser uma organização social. O que permite oferecer crédito facilitado.

“Temos imunidade tributária, nossos cálculos estão dentro dos padrões legais e vamos comprovar a legalidade de nossas operações”, defendeu Rotermund.

O presidente, contudo, entendeu o trabalho do Ministério Público: “Sabemos que essas ações acontecem por questões de cautela”.

Alternativa que parou na Justiça

Segundo o promotor Julio Machado Teixeira Costa, a Associação Frutos da Terra oferece “Sistema Alternativo de Crédito”, que permitiria adquirir um imóvel por meio de dois sistemas

No primeiro, o consumidor paga durante 30 meses a contribuição associativa equivalente a um milésimo do valor pretendido pelo associado.

No segundo sistema, há antecipação do recebimento da carta de crédito por meio da atribuição de pontuação aos consumidores que, entre outras atividades, indica novos associados, paga mais pela contribuição associativa e busca apoio de empresas.

De acordo com o promotor, o esquema era semelhante ao adotado pelas “pirâmides”. Todos tinham que pagar R$ 50 por mês para, ao fim de 30 meses, conseguirem o financiamento para o imóvel.

Relatório do Banco Central, conforme o Informe do Dia publicou, mostrou que só depois de 14 anos e meio é que a AFTB teria condições de conceder os financiamentos para as primeiras 2 mil pessoas inscritas.

Reportagem de Alessandra Horto e Cristiane Campos

FONTE JORNAL O DIA/RJ
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Secretaria da Educação do Espírito Santo seleciona 902 candidatos de nível superior

Secretaria da Educação do Espírito Santo seleciona 902 candidatos de nível superior
12/02/2010 16:07
Do CorreioWeb
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (11/2), o edital do concurso público que oferece 902 vagas para os cargos de professor e pedagogo. O salário inicial varia de R$ 1.583,40 a R$ 2.839,20.

Para se candidatar ao cargo de professor é preciso ter diploma de nível superior de licenciatura plena, de acordo com a área de conhecimento escolhida. Já para a função de pedagogo, o candidato deve ter concluído o curso superior de Pedagogia e ter habilitação em supervisão escolar, orientação educacional, administração escolar, inspeção escolar, ou curso de formação de especialista em nível de pós-graduação, além de no mínimo dois anos de experiência na área.

As inscrições poderão ser realizadas entre 19 de fevereiro e 5 de março, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pelo certame. A taxa será de R$ 50.

A primeira etapa do concurso será composta de prova objetiva e avaliação de títulos. A data da avaliação está prevista para o dia 11 de abril. Na segunda etapa, os candidatos contarão com um curso intensivo de formação, com carga horária de até 80 horas. A jornada de trabalho para ambos os cargos é de 25 horas semanais.

Até o momento de publicação desta notícia, o edital não havia sido publicado no site da empresa organizadora do concurso.
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Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas abrem 392 vagas para o Pará

Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas abrem 392 vagas para o Pará
12/02/2010 11:27
Larissa Domingues - Do CorreioWeb
O Instituto Evandro Chagas (IEC) e Centro Nacional de Primatas (Cenp), ambos ligados ao Ministério da Saúde, abriram nesta sexta-feira (12/2) novo concurso público com oferta de 392 vagas para cargos de níveis médio e superior. As oportunidades são para os municípios de Belém e Ananindeua, no estado do Pará.

A seleção será organizada pela Fundação Instituto para Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa) e constará de provas objetivas, provas de defesa de projeto de pesquisa e de avaliação de títulos. As inscrições poderão ser realizadas dos dias 22 de fevereiro a 31 de março, pelo site www.fidesa.org.br. A taxa de participação varia de R$ 50 a R$ 80.

As chances são para a área de Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública, nas especialidades de assistente, técnico, analista, tecnologista, pesquisador e especialista. De acordo com o edital, as remunerações variam de R$ 2.504,68 a R$ 13.620,02.

As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União, na página 120 da terceira seção.
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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Divulgadas as regras da Declaração de Imposto de Renda 2010

A Receita Federal publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 10 de fevereiro, as regras para a declaração do Imposto de Renda 2010 (ano base 2009). O prazo de entrega das declarações começa no dia 1º de março e vai até 30 de abril. Devem declarar o IR, os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 e rendimentos não tributáveis superiores a R$ 40 mil. Este será o último ano em que a Receita vai receber formulários de papel.
Confira a íntegra da publicação:

D.O.U. Página 20

D.O.U. Página 21
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Empresa é condenada por negligência





Empresa é condenada por negligência
Fonte: TJMG


A falta de atenção e cuidado na hora de conferir os documentos do empresário A.C.G. motivou a Justiça a condenar o Consórcio Nacional GM LTDA. a indenizá-lo em aproximadamente R$ 16 mil por danos materiais. A decisão é da juíza da 24ª Vara Cível da comarca de Belo Horizonte, Yeda Monteiro Athias.

O empresário disse que assinou um contrato com o consórcio de 60 meses de duração, mas desistiu antes de ser contemplado, sendo que já havia pago 13 parcelas. Por não residir no Brasil, ele deu uma procuração ao seu filho para receber o dinheiro das parcelas. Quando o filho, já em posse dos documentos, entrou em contato com a empresa, foi informado pela mesma que o dinheiro tinha sido depositado na conta corrente do seu pai. Mas o empresário alegou que não possuía conta no banco onde realizaram o depósito.

O consórcio relatou em sua defesa que agiu da forma correta, pois lhe foi encaminhado um pedido de depósito, assinado pelo empresário, para ser realizado naquela conta. Mas juíza afirmou que a empresa não cuidou de verificar a autenticidade do documento e que com uma “simples análise da correspondência” percebe-se que a assinatura não é a mesma dos documentos pessoais do autor. Ainda completou que o referido banco enviou uma cópia do documento utilizado para abertura da conta, “demonstrando informações divergentes na identidade, como o nome do pai e o local do nascimento, o que demonstra a fraude perpetrada por terceiros”. Por esse motivo, a magistrada condenou o consórcio.

Dessa decisão, por ser de 1ª Instância, cabe recurso.

Processo nº 0024.06.092.126-9

FONTE: JORNAL JURID ELETRÔNICO
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RECEITA FEDERAL LIBERA MANUAL PARA INSCRIÇÃO NO MEI





Encontra-se disponível no portal do Microempreendedor um manual para inscrição. Ele não está completo, mas auxilia bastante a não cometermos erros.

Para acessar o manual, clique aqui.
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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Novidades para o Contribuinte com Declaração Retida em Malha


Agora está mais fácil resolver pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física retida em malha fiscal. Sem sair de casa, você pode consultar pendências e suas possíveis causas, ter acesso à retificação online da declaração ou, se tiver certeza de que as informações estão corretas, agendar dia e hora para comparecer à Receita Federal.

Para maiores detalhes,
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RIO DE JANEIRO - Nova divisão de homicídios: A polícia como você só via na TV

Delegados e peritos começam a usar, na capital, computadores e equipamentos para acabar com a baixíssima taxa de solução de crimes

POR PAULA SARAPU - JORNAL O DIA

Rio - A velha faixa plástica, rajada de preto e amarelo, isolava o local do crime: uma guarita da Guarda Municipal na Floresta da Tijuca, no acesso pela Rua Pacheco Leão, no Horto. Ao ser avisada sobre o encontro de um cadáver, a equipe da Divisão de Homicídios chegou ao local em menos de 30 minutos. E quem presenciou estranhou todo o efetivo deslocado: eram dois delegados, dois peritos criminais, um papiloscopista, três auxiliares, um médico legista e mais 11 inspetores de polícia, com um aparato tecnológico digno da perícia criminal da série americana CSI — que detalha complicadas investigações em que os agentes sempre empregam técnicas e equipamento de ponta.


Como nos seriados da TV: local do crime foi isolado e investigação começou assim que o corpo foi achado | Foto: Paulo Araujo / Agência O Dia

Desde segunda-feira, quando a divisão começou a funcionar, oito locais de assassinato foram analisados pelo olhar minucioso da nova estrutura. Um laptop dá agilidade ao trabalho da perícia e os policiais militares não precisam mais ‘guardar’ o corpo — muitas vezes por mais de seis horas — até o momento de se desfazer a cena do crime.

Em torno do corpo do produtor teatral José Frederico Canto Pinheiro, 58 anos, a equipe se dividiu: dois peritos e seus assistentes revistaram os bolsos da vítima, fizeram medições do espaço com uma fita métrica, tiraram fotos, fizeram filmagens e recolheram tudo o que pudesse ser prova em sacos plásticos com a descrição do material. Discutiram, ainda, a provável posição de José Frederico e os golpes do assassino, que usou um estilete para cortar o pescoço da vítima, possivelmente segurando-o por trás. Enquanto isso, o papiloscopista usava um pó específico e um mini espanador para identificar digitais.

Com um laptop, um dos delegados relacionava no inquérito todas as peças e informações dadas pelos peritos. Ligado ao banco de dados da Polícia Civil, ele conseguiu verificar que a família do produtor teatral havia feito registro de ocorrência de desaparecimento na 15ª DP (Gávea), terça-feira, dia 9, por volta das 21 horas. José Frederico, morador da Gávea e responsável por um projeto de teatro no Morro do Vidigal, estaria desaparecido desde o dia anterior.

A perícia durou duas horas e o rabecão do Corpo de Bombeiros já estava à espera da liberação do corpo. Os bombeiros de plantão até trocaram telefones particulares com os policiais da equipe para facilitar o contato. Por causa do laptop, a guia de remoção foi feita na hora e economizou o tempo dos bombeiros, que normalmente deveriam buscar o documento na delegacia mais próxima. Uma equipe de investigadores ainda circulou pela rua à procura de câmeras que pudessem ter flagrado alguém subindo a Rua Pacheco Leão com José Frederico.



Segundo o diretor da Divisão de Homicídios, delegado Felipe Ettore, os agentes precisam estar atentos para desvendar e interpretar as características de uma cena de crime, como pegadas no chão, guimbas de cigarro espalhadas, manchas de sangue ou fios de cabelo. “Tudo precisa ser recolhido para análise no laboratório. Queremos encontrar os autores e indiciá-los o mais rapidamente possível”, disse.

Canhão de luz acha sangue e até esperma

Um dos equipamentos mais modernos da divisão ainda não foi inaugurado. Trata-se do ‘crimescoop’, um canhão de luz capaz de identificar no ambiente manchas de sangue e até esperma, mesmo num local que tenha sido limpo. É coisa de filme. Mas a promessa é de transformar em realidade o que até então só se via mesmo na TV. Com óculos especiais, os policiais poderão visualizar esses indícios nas cenas de crimes e armazená-los em lâminas de vidro ou com algodão em tubos de ensaio.

Para ambientes fechados e perícias que precisem de mais tempo de trabalho, como numa chacina, por exemplo, um microônibus será usado pelo grupo. “Ele possui um gerador capaz de dar claridade à cena de um crime como se fosse luz do dia. Dentro dele seguem todos os equipamentos necessários e até detector de metais, para que a gente possa procurar armas enterradas, por exemplo”, explicou o diretor da Divisão de Homicídios, delegado Felipe Ettore.

Comunicação rápida pode fazer diferença

O programa ainda está sendo ajustado. Um dos detalhes mais importantes é a ligação rápida para a Divisão de Homicídios. Ontem, o corpo de José Frederico foi encontrado às 6h50 por um guarda municipal. Ele ligou para o 190 da PM, que mandou uma viatura do 23º BPM (Leblon) para a Estrada Dona Castorina. Os PMs acionaram a 15ª DP (Gávea), que chegou ao local por volta das 9h. A Divisão de Homicídios foi acionada às 9h20.

“Estamos cobrindo toda a capital e por isso o trabalho tem que estar integrado. Os comandantes da Polícia Militar já foram avisados e logo todos os PMs, quando estiverem numa ocorrência como esta, vão avisar à Central de Comunicação da Polícia Civil, que vai chamar a divisão. Dividimos a cidade em seis áreas e temos policiais espalhados pelo Rio, trabalhando na rua. A meta é chegar em qualquer local de homicídio em até 20 minutos”, explicou o delegado Felipe Ettore.

A Divisão de Homicídios conta com 250 policiais, 120 deles recém formados na Academia de Polícia. De acordo com o delegado, 90% dos novos policiais passaram por treinamento especial para trabalhar na divisão. Há ainda seis peritos criminais, seis papiloscopistas e, diariamente, um médico Legista do Instituto médico legal (IML) acompanha a equipe.
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Nova versão do Programa CNPJ (3.0)

Nova versão do Programa CNPJ (3.0)

Está disponível desde o dia 08/02/2010, às 09:00h, a nova versão do PGD CNPJ off-line e Aplicativo de Coleta Web - 3.0, com as seguintes novidades:

a) Determinação da Lei 10.406/2002 (código civil), artigos 968 e 1033, possibilitando a transformação de Empresário (213-5) em Sociedade Empresária Limitada (206-2) e vice-versa;

b) Implantação da nova tabela de Natureza Jurídica – 2009.
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Receita divulga novidades da Declaração do IRPF 2010

Principais Mudanças

Não obrigatoriedade de entrega da declaração para sócio de empresa desde que não se enquadre em outra hipótese de obrigatoriedade. (ano passado cerca de 5 milhões de contribuintes entregaram declaração por se enquadrarem nesta condição)

Fica dispensada de apresentar a declaração, a pessoa física que teve posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total inferior a R$ 300 mil. (o valor era de 80 mil)

Limites de dedução (individual anual) – Correção de 4,5%
Dependente: R$ 1.730,40
Educação : R$ 2.708,94

Expectativa de recebimento de declarações 2010
Cerca de 24 milhões de declarações

2011
Fim da declaração de formulário
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Novidades do PERDCOMP - SVA e Certificado Digital

A partir de 1º de fevereiro de 2010, nas hipóteses de créditos de PIS/Pasep e da Cofins não-cumulativos, o pedido de ressarcimento e a declaração de compensação somente serão recepcionados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) após prévia apresentação dos arquivos digitais com os documentos fiscais de entradas e saídas relativos ao período de apuração do crédito, conforme definido na IN RFB Nº 981/2009.

O arquivo digital deverá ser transmitido por estabelecimento, mediante o Sistema Validador e Autenticador de Arquivos Digitais (SVA), e com utilização de certificado digital válido.

Fica dispensado da apresentação do arquivo digital no caso acima, o estabelecimento da pessoa jurídica que, no período de apuração do crédito, esteja obrigado à Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Após a transmissão dos arquivos de notas fiscais, será emitido um código de identificação, que deverá ser utilizado quando do preenchimento do PERDCOMP. A transmissão do PERDCOMP é feita normalmente, via Receitanet, com uma novidade - exigência de certificação digital para Pessoas Jurídicas, nas seguintes hipóteses:

I - Declarações de Compensação;

II - Pedidos de Restituição, exceto para créditos decorrentes de pagamentos indevidos ou a maior, ou de contribuições previdenciárias; e

III - Pedidos de Ressarcimento.
SVA - Sistema Validador e Autenticador de Arquivos Digitais
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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Experiência do paradigma em empresa anterior não impede equiparação salarial

Experiência do paradigma em empresa anterior não impede equiparação salarial
Fonte: TRT 3ª Região


A maior experiência profissional do paradigma em empresa anterior não tem qualquer valor, para fins de equiparação salarial. Nos termos do artigo 461, da CLT, o período que deve ser considerado para reconhecimento do direito à equiparação do salário de um empregado ao de outro, é o efetivamente trabalhado por ambos após a admissão na mesma empresa. Com esse fundamento, a Turma Recursal de Juiz de Fora manteve a condenação de um banco ao pagamento de diferenças em decorrência de equiparação salarial.

A empresa alegou que o paradigma exerceu, por 12 anos, a função de gerente de contas em outro banco, o que demonstra o seu desempenho superior e trabalho com maior perfeição técnica, se comparado ao da reclamante, justificando a sua maior remuneração. Entretanto, conforme explicou o desembargador Heriberto de Castro, para o direito à equiparação salarial é necessário que os empregados exerçam as mesmas funções, com a mesma produtividade e qualidade, prestando serviços ao mesmo empregador e no mesmo local. Além disso, não pode haver diferença de tempo na função superior a dois anos.

Analisando o processo, o relator ressaltou que ficou comprovado que a reclamante e o paradigma desempenhavam função idêntica, com submissão às mesmas metas e atendendo à mesma clientela. Ou seja, os requisitos do artigo 461, da CLT, foram preenchidos, já que não havia diferença de tempo superior a dois anos na função. Ainda que o modelo tivesse maior experiência profissional quando admitido pelo banco, esse critério não é relevante, pois não foi considerado pela CLT. “Vale ressaltar que a produtividade e a perfeição técnica são avaliadas no dia-a-dia da empresa. O simples fato de um profissional possuir um currículo melhor não quer dizer que ele produzirá mais e melhor que outros empregados” - frisou.

A Turma concluiu que, estando preenchidos os requisitos do artigo 461, da CLT, o pagamento de salário inferior a um dos empregados, no caso a reclamante, ofende a isonomia prevista no artigo 7o, XXX, da Constituição da República, razão pela qual a equiparação salarial deferida por sentença foi mantida.

RO nº 00619-2009-035-03-00-8
FONTE JORNAL JURID DIGITAL
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I ENCONTRO PROFISSIONAL DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS

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SEFAZ DO ESPÍRITO SANTO LANÇARÁ CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR AINDA NESTE MÊS

Sefaz do Espírito Santo lançará concurso de nível superior ainda neste mês
Jéssica Raphaela


Logo surgirão novas oportunidades na região Sudeste. A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz/ES) está elaborando um concurso público para selecionar oito candidatos ao cargo de consultor do Executivo, além de formar cadastro reserva. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) será o responsável pelo certame.


De acordo com informações da Sefaz/ES, as vagas exigem nível superior. Seis chances são destinadas a graduados em Ciências Contábeis e duas para formados em Ciências Econômicas. A remuneração inicial é de R$ 5.950.


A expectativa é de que o edital de abertura seja publicado até o fim deste mês. As inscrições devem ser abertas em março e taxa será de R$ 70. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, com homologação prevista para 30 de junho.

Os inscritos passarão por duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. Entre outras funções, o consultor do Executivo realiza análises e pesquisas e propõe soluções de questões na área do Tesouro Estadual.

FONTE: CorreioWeb
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I ENCONTRO PROFISSIONAL DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS

Este é o primeiro evento nacional de negócios voltado para o profissional contabilista com o objetivo de desenvolvimento
e aperfeiçoamento profissional.

Os maiores especialistas do mercado estarão reunidos durante três dias para tratarem de temas de real interesse profissional,
atualizados com o mercado. O encontro acontece no momento mais oportuno, quando a Contabilidade sofre grandes transformações e desafios em função da convergência da Contabilidade brasileira com a Contabilidade internacional iniciada com a Lei 11.638. Uma grande chance de ver de perto os resultados destas mudanças e poder fazer análises críticas juntamente com quem mais entende do assunto.

Paralelamente a todos os debates os participantes terão acesso a uma grande feira de negócios onde poderão fazer contatos, buscar novas oportunidades profissionais, conhecer cursos de pós-graduação e especialização, bem como buscar o melhor software para seu escritório, ou seja, um verdadeiro ambiente de networking da Contabilidade.

Para maiores informações, clique aqui.
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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Concurso para Prefeitura municipal de Angra dos Reis

Foi publicado edital para concurso para a Prefeitura de Angra dos Reis/RJ, para cargo com salário de R$ 2,124,44. As inscrições serão no período de 23/02/2010 a 22/03/2010.

Para maiores informações, leia o edital clicando aqui.
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Banco do Brasil lança edital de concurso que irá formar CR para cargo de escriturário

09/02/2010 11:11
Larissa Domingues - Do CorreioWeb
O Banco do Brasil (BB) lançou nesta terça-feira (9/2) o edital de abertura do concurso público que irá formar cadastro reserva no cargo de escriturário, que exige nível médio. A seleção será organizada pela Fundação Cesgranrio. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 56 da terceira seção.

A remuneração prevista é de R$ 1.132,80, além de gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. O banco também oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados e em planos assistenciais e previdenciários complementares.

As vagas são para as dependências situadas nos estados da Bahia (exceto Salvador), Goiás, Minas Gerais (com exceção a alguns municípios citados no edital) e Pará (exceto as cidades de Afuá, Almeirim e Monte Dourado).

As inscrições poderão ser feitas dos dias 23 de fevereiro a 21 de março, apenas pelo site da CESGRANRIO. A taxa de participação é de R$ 40. Os candidatos inscritos passarão por provas objetivas, marcadas para o dia 18 de abril. Os aprovados nesta etapa também deverão ser submetidos a exames médicos e procedimentos pré-admissionais.

Até o momento da publicação desta matéria, o edital de abertura não estava disponível no site da empresa organizadora.
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O MICROEMPREENDEDOR PODE TER APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO

Nesse caso deverá complementar o pagamento em favor do INSS à alíquota complementar de 9%, calculada sobre o salário-mínimo. O pagamento deverá ser feito em GPS, com o código de pagamento 1295, na rede bancária, até o dia 15 do mês seguinte a que se referir o pagamento ou no primeiro dia útil subseqüente se o dia 15 for feriado.

Exemplo: Com o valor atual do salário- mínimo a conta será a seguinte:

R$ 510,00 x 9% = R$ 45,90. Esse valor deverá ser recolhido em GPS com o código de pagamento 1295. Com esse pagamento, o valor correspondente ao salário-mínimo (atualmente R$ 510,00) passa a contar para todos os efeitos para o cálculo de qualquer benefício previdenciário, inclusive aposentadoria por tempo de contribuição.

Caso o trabalhador já recolha carnê mensal pelo exercício de outra atividade, poderá continuar a fazê-lo, sob os códigos normais.

Exemplo: o trabalhador já recolhe carnê mensal sobre o valor de R$ 600,00, à alíquota de 20%, representando R$ 120,00, em GPS, com o código 1007.

Caso recolha o DAS, efetue a contribuição complementar de 9% (código 1295) e mantenha a contribuição que vinha fazendo (código 1007), seu salário-de-contribuição para fins de benefício passará a ser de R$ 1.065,00 resultado da soma de R$ 465,00 com R$ 600,00.

Pode haver ainda trabalhador que, além de Empreendedor Individual, tenha vínculo de trabalho com outra empresa, como empregado ou autônomo. Nesse caso, a remuneração que receber da empresa contará para todos os efeitos para os benefícios previdenciários essas informações provêm da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social) , preenchida pela empresa.

Da mesma forma, se esse trabalhador quiser que o valor recolhido em DAS passe a contar para todos os benefícios, deverá recolher a GPS (Guia da Previdência Social) com código de pagamento 1295, mensalmente, com valor correspondente a 9% do salário-mínimo.

FONTE: PORTAL DO EMPREENDEDOR
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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Correios volta a prorrogar as inscrições dos concursos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogou até o dia 16/2 o período de inscrição para os concursos que vão preencher 6.565 vagas. Até o último dia 31/1, cerca de 700 mil candidatos já haviam feito inscrição.
De acordo com o Diretor de Gestão de Pessoas da ECT, Pedro Magalhães Bifano, a nova prorrogação do concurso atende a uma ordem judicial, que exigiu que a isenção da taxa de inscrição — antes permitida apenas aos candidatos de nível médio — também possa ser requerida pelos candidatos aos cargos de nível superior e carreiras específicas. “Para mantermos a isonomia entre os candidatos, decidimos prorrogar os concursos para todos os cargos e para todo o Brasil”, disse ele.

Com a alteração nos editais, os candidatos de nível superior e carreiras específicas que já efetivaram as inscrições e atendam aos critérios de baixa renda e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, poderão pedir a devolução do valor pago.

Para Agentes de Correios, a ECT oferece, além do salário-base de R$ 806,48, plano de assistência médico-hospitalar e odontológica extensiva aos dependentes legais, além do pai e mãe (conforme regras estabelecidas), e vale alimentação/refeição que varia de R$ 614,50 a R$ 700,50, dependendo da jornada de trabalho semanal. Para Analista de Correios, o salário é de R$ 3.208,37, além das vantagens já citadas.

Os editais, com dados sobre localidades, quantidade de vagas, agências que estão recebendo inscrições e programas das provas estão disponíveis no endereço eletrônico: CLIQUE AQUI
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ANÁLISE DE CUSTOS - RESOLUÇÃO

ANÁLISE DE CUSTOS
CURSO: PROCESSO GERENCIAL
PROFESSOR: WAGNER LUIZ MARQUES

CONTEÚDO PARA O 3º BIMESTRE

AS TOMADAS DE DECISÕES GERENCIAIS

1) A empresa produz três tipos de produtos, gasta-se:

- Produto “A” gasta 1.000 kg. de matéria-prima, sabendo que por hora produz 1 kg., quanto tempo levará para produzir o determinado produto
- Produto “B” gasta 500 kg. de matéria-prima, sabendo que por hora produz 500 gramas, quanto tempo levará para produzir o determinado produto
Produto “C” gasta 200 kg. de matéria-prima, sabendo que por hora produz 200 gramas, quanto tempo levará para produzir o determinado produto

O valor gasto da matéria-prima é de R$ 30.000,00 para produzir os três produtos, sabendo-se que a matéria-prima é a mesma para os três produtos, quanto é o valor da matéria-prima para cada produto.

O valor gasto de mão-de-obra direta é R$ 10.000,00 para produzir os três produtos, quanto gasta para cada produto em relação às horas produzidas por produtos?

O valor gasto em materiais diversos indiretos é de R$ 15.000,00, apropriar em relação ao total gasto com matéria-prima mais (+) MOD.

Apresentar os custos unitários, sabendo que:
Produto A: produzirá 1.000 Kg.
Produto B: produzirá 500 Kg.
Produto C: produzirá 200 Kg.

Apresentar o lucro líquido do exercício sabendo que:
Produto A: venderá 800 Kg. - margem de lucro de 10%
Produto B: venderá 300 Kg. – margem de lucro de 15%.
Produto C: venderá 50 Kg. – margem de lucro de 25%
Impostos sobre a venda + comissão sobre vendas 8,5%

Montar o DRE.

RESOLUÇÃO:

Pessoal a empresa neste exemplo produz três tipos de produtos, sabendo que os produtos são assim analisado:
Produto A: produz 1.000 Kg. de Matéria Prima, para produzir em 1 hora gasta 1 Kg. de matéria prima, sendo assim para produzir 1.000 Kg. de matéria prima gasta 1.000 horas de produção para o produto A. (1.000 kg./1 kg por hora=1.000 horas).
Produto B: produz 500 Kg. de Matéria Prima, para produzir em 1 hora gasta 0,5 Kg. de matéria prima, sendo assim para produzir 500 Kg. de matéria prima gasta 1.000 horas de produção para o produto B. (500 kg./0,5 kg.por hora=1.000 horas).
Produto C: produz 200 Kg. de Matéria Prima, para produzir em 1 hora gasta 0,2 Kg. de matéria prima, sendo assim para produzir 200 Kg. de matéria prima gasta 1.000 horas de produção para o produto C. (200 kg./0,2 kg.por hora=1.000 horas).

Planilha para apurar a produção de matéria prima:
O valor gastos de matéria prima é de $ 30.000,00 para produzir três produtos com a mesma matéria prima, sendo assim para produzir: 1.000 Kg. produto A; 500 Kg. produto B; 200 Kg. produto C, totalizando consumo de 1.700 Kg. de matéria prima, o kg. de matéria prima custa $ 30.000 / 1.700 kg = $ 17,65
Produto A = 1.000 kg. x $ 17,65 = $ 17.650,00
Produto B = 500 kg. x $ 17,65 = $ 8.820,00
Produto C = 200 kg. x $ 17,65 = $ 3.530,00
Total = 1.700 kg. = $ 30.000,00

Planilha para apurar a produção de mão de obra direta:
O valor gastos de mão de obra direta é de $ 10.000,00 para produzir três produtos com a mesma mão de obra, sendo assim para produzir conforme identificado acima:
Produto A = 1.000 h. x $ 3,33 = $ 3.340,00
Produto B = 1.000 h. x $ 3,33 = $ 3.330,00
Produto C = 1.000 h. x $ 3,33 = $ 3.330,00
Total = 3.000 h. = $ 10.000,00 ou $ 10.000/3.000 h. = $ 3,33 a hora

Planilha do total dos custos direto:
ProdutoAmatéria prima $ 17.650,00 + mão de obra direta $ 3.340,00 = 20.990,00 = 52,48%
ProdutoBmatéria prima $ 8.820,00 + mão de obra direta $ 3.330,00 = 12.150,00 = 30,38%
ProdutoCmatéria prima $ 3.530,00 + mão de obra direta $ 3.330,00 = 6.860,00 = 17,14%
Total $ 30.000,00 $10.000,00 =40.000,00 =100,00%

Planilha de rateio dos gastos diversos em relação ao custo direto total que é matéria prima + MOD.
Produto A = $ 15.000 x 52,48% = valor proporcional em relação ao rateio de $ 7.872,00
Produto B = $ 15.000 x 30,38% = valor proporcional em relação ao rateio de $ 4.557,00
Produto C = $ 15.000 x 17,14% = valor proporcional em relação ao rateio de $ 2.571,00
Total = $ 15.000,00

Planilha dos custos totais = custo direto + custos indireto:
Produto A de gastos direto = $ 20.990,00 + gastos indiretos = $ 7.872,00 = custo total = $ 28.862,00 / produção total 1.000 Kg. = custo unitário = 28,86.
Produto B de gastos direto = $ 12.150,00 + gastos indiretos = $ 4.557,00 = custo total = $ 16.707,00 / produção total 500 Kg. = custo unitário = 33,41.
Produto B de gastos direto = $ 6.860,00 + gastos indiretos = $ 2.571,00 = custo total = $ 9.431,00 / produção total 200 Kg. = custo unitário = 47,16.

Análise do preço de venda a vista:

Produto A
PVv= (Custos + Despesas) / 1 – {Taxa s/Vendas + [(Margem de Lucro) / 1 – (IRPJ + CSSL)]}
PVv= ($ 28,86) / 1 – {0,085 + [(0,10) / 1 – (0,00 + 0,00)]}
PVv= ($ 28,86) / 1 – {0,085 + [(0,10) / 1]}
PVv= ($ 28,86) / 1 – {0,085 + [(0,10)]}
PVv= ($ 28,86) / 1 – {0,185}
PVv= ($ 28,86) / 0,815
PVv= $ 35,41 – PREÇO DE VENDA A VISTA DO PRODUTO A

Produto B
PVv= (Custos + Despesas) / 1 – {Taxa s/Vendas + [(Margem de Lucro) / 1 – (IRPJ + CSSL)]}
PVv= ($ 33,41) / 1 – {0,085 + [(0,25) / 1 – (0,00 + 0,00)]}
PVv= ($ 33,41) / 1 – {0,085 + [(0,25) / 1]}
PVv= ($ 33,41) / 1 – {0,085 + [(0,25)]}
PVv= ($ 33,41) / 1 – {0,235}
PVv= ($ 33,41) / 0,765
PVv= $ 43,67 – PREÇO DE VENDA A VISTA DO PRODUTO B

Produto C
PVv= (Custos + Despesas) / 1 – {Taxa s/Vendas + [(Margem de Lucro) / 1 – (IRPJ + CSSL)]}
PVv= ($ 47,16) / 1 – {0,085 + [(0,25) / 1 – (0,00 + 0,00)]}
PVv= ($ 47,16) / 1 – {0,085 + [(0,25) / 1]}
PVv= ($ 47,16) / 1 – {0,085 + [(0,25)]}
PVv= ($ 47,16) / 1 – {0,335}
PVv= ($ 47,16) / 0,665
PVv= $ 70,91 – PREÇO DE VENDA A VISTA DO PRODUTO C

DRE

(+) Receita
Produto A = $ 35,41 x 800 kg. = $ 28.328,00
Produto B = $ 43,67 x 300 kg. = $ 13.101,00
Produto B = $ 70,91 x 50 kg. = $ 3.545,50
Total das Vendas $ 44.974,50
(-) Dedução sobre Vendas (Imposto – 8,5%)
Produto A = $ 28.328,00 x 8,5% = $ 2.407,88
Produto B = $ 13.101,00 x 8,5% = $ 1.113,59
Produto B = $ 3.545,50 x 8,5% = $ 301,37
Total das deduções $ 3.822,84
(- ) Custos
Produto A = $ 28,86 x 800 kg. = $ 23.088,00
Produto B = $ 33.41 x 300 kg. = $ 10.023,00
Produto B = $ 47,16 x 50 kg. = $ 2.358,00
Total das Vendas $ 35.469,00
(=) Resultado Operacional (Lucro ou Prejuízo) $ 5.682,66 de Lucro
(=) Margem de Lucro ou Lucro Bruto = $ 5.682,66 / $ 44.974,50 = 12,64%
Postado por Wagner Luiz Marques às
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Piso salarial retroage a valores de 2009 em todo Estado do Rio

Piso salarial retroage a valores de 2009 em todo Estado do Rio
Liminar obtida pela Federação das Indústrias permite o congelamento dos vencimentos que ainda não foram pagos
POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Todos os trabalhadores abrangidos pelo piso regional no Estado Rio que até sexta-feira não haviam recebido os salários referentes a janeiro estão com os vencimentos congelados. Eles embolsarão este mês o mesmo valor que estava sendo pago em 2009. Neste grupo estão as empregadas domésticas, porteiros e todos os empregados de condomínio, trabalhadores rurais, operários da construção civil, garçons, encanadores, operadores de telemarketing, frentistas, contabilistas, professores dos ensinos infantil e fundamental, contadores e demais profissionais abrangidos pelas nove faixas do piso.

O congelamento de salários ocorre em função de liminar expedida pela Justiça do Rio, suspendendo todos os efeitos da Lei 5.627/2009, que estabeleceu os pisos salariais regionais do estado para este ano. De acordo com a decisão da desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, que deu liminar à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o novo piso regional é inconstitucional porque não se pode obrigar a aplicação dele “onde haja convenção ou acordo coletivo de trabalho”.

A liminar, concedida no plantão noturno de quinta-feira, evitou que as indústrias do Rio pagassem o novo piso a diversas categorias profissionais na manhã seguinte, após a decisão, no dia 5. Famílias que têm empregadas domésticas podem, com a liminar, pagar R$ 512,67 pelo serviço prestado em janeiro em vez do valor reajustado, de R$ 581,88. A decisão desagradou o presidente da Ong Doméstica Legal, Mário Avelino.

"Existe lei federal que dá a liberdade do estado estabelecer pisos para categorias não protegidas por sindicatos laborais. A própria desembargadora diz que não se pode obrigar piso salarial onde existe convenção ou acordo coletivo, mas as domésticas, por exemplo, não têm esse tipo de proteção”, afirmou, destacando que quem pagou com aumento não pode exigir devolução de valores.

Demissão ou redução de salário em debate

Empregadores que já pagaram o salário reajustado de seus empregados têm a possibilidade de substituí-los por outros que receberão o salário referente à tabela de 2009. A possibilidade, no entanto, não passa pela cabeça da comerciante Elizabeth Vaz, que pagou já pagou sua doméstica. “Eu confio nela”, afirma a patroa.

O advogado trabalhista Cássio Oliveira acredita que mesmo quem já pagou o salário com reajuste poderá manter o funcionário e pagar o valor de 2009. “Não se pode cobrar da doméstica a diferença paga no mês anterior. É polêmico, mas o empregador pode voltar a pagar o salário de 2009, uma vez que está garantido pela liminar. Já o deputado estadual Alessandro Molon (PT) espera que a Alerj recorra contra a liminar.

Decisão mexe com salários de 1 milhão

Cerca de um milhão de trabalhadores da iniciativa privada do Estado do Rio recebem o piso regional. Entre eles estão 215.356 empregados domésticos. Eles começaram o ano comemorando o reajuste de 13,5%, quatro pontos e meio percentuais acima da proposta original de 9% apresentada pelo executivo estadual. O aumento expressivo foi obtido após acordo de última hora, no dia 22 de dezembro, entre os deputados estaduais.

Além do reajuste, que provocaria este mês reajuste de 20% nas taxas de condomínio, a proposta acordada incluiu novas categorias nas faixas do piso. Os auxiliares de enfermagem estavam na faixa 6; técnicos em enfermagem, na faixa 7; e os arquivistas, na faixa 9.

FONTE: O DIA
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domingo, 7 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento ambiental sustentável e políticas tributárias

Desenvolvimento ambiental sustentável e políticas tributárias

Rodrigo Capitani ( * )

É sabido e consabido que um dos principais problemas mundiais da atualidade remonta à preservação ambiental. Os danos causados pelo homem ao meio ambiente tornam-se cada dia mais degradantes, frequentes e impactantes ao meio ambiente como um todo, e, consequentemente, a todos os seres vivos.

Todos sabemos que já é hora de uma atenção, cada vez maior, com questões ambientais. Não obstante, na prática, continuamos agindo como se os recursos da natureza fossem inesgotáveis e como se o poder de absorção de poluentes da biosfera fosse sem limites.

Apesar da exigência constitucional de respeito ao meio ambiente, a atividade empresarial tem desconsiderado os efeitos maléficos de muitas de suas ações. Raros são os empresários estabelecidos no Brasil que têm preocupação com a questão da exploração indiscriminada dos recursos naturais não-renováveis e com o desequilíbrio que causam ao ecossistema.

As atividades econômicas geram, com diferente intensidade, impactos sobre o meio ambiente. Para minimizar os efeitos desses impactos sobre o bem-estar humano, sociedades lançam mão da ação governamental, ciente das limitações do mercado. Através de políticas públicas o governo dispõe de diversos instrumentos. Dentre esses instrumentos, há que se levar em consideração a incidência da tributação nas políticas direcionadas à preservação do meio ambiente.

Destarte, o tributo serve como fonte de recursos para custeio de atividades governamentais (tributação fiscal). Contudo, não se pode olvidar que os tributos também são utilizados para orientar a atuação dos contribuintes para setores mais produtivos e/ou mais adequados ao interesse público, (tributação extrafiscal).

Nessa segunda faceta da tributação reside a possibilidade do exercício da tributação extrafiscal, com o objetivo de mudar o comportamento humano face ao meio ambiente, incentivando a preservação e o cuidado com as questões ambientais.

A tributação ambiental adequada, considerando o valor constitucional a que foi prestigiado o meio ambiente, pode ser um dos instrumentos para se alcançar um desenvolvimento preocupado com as gerações, tanto presentes, quanto futuras.


Notas:

* Rodrigo Capitani. Advogado. Pós-graduado em Ciências Penais. Pós-graduado em Direito Público. Pós-graduando em Direito Previdenciário. E-mail: rodrigocapitani@yahoo.com.br / http://capitani-beltrami.bentofacil.com.br/
FONTE: JORNAL JURID DIGITAL
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Financiadora não pode ser responsabilizada pela qualidade do bem adquirido

Financiadora não pode ser responsabilizada pela qualidade do bem adquirido
Fonte: TJSC


A 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso interposto por Adilson Fantini, contra o Banco ABN AMRO Real S/A. e manteve decisão da Comarca da Capital, que julgou improcedente a ação contra a instituição bancária. Fantini alegava ter sofrido danos materiais e morais em decorrência da compra de um veículo, uma vez que lhe foi entregue um automóvel de qualidade inferior àquele que havia sido negociada.

Em primeiro grau, decretou-se a extinção do feito sem julgamento do mérito. Inconformado, o autor interpôs recurso o TJ. Sustentou ser o banco parte legítima para figurar no pólo passivo da demanda, pois o veículo, objeto do financiamento, foi entregue em desacordo com as especificações de qualidade pactuadas, causando-lhe danos materiais e morais.

Para o relator do recurso, desembargador Marcus Túlio Sartorato, todavia, é sabido que as instituições bancárias não são responsáveis pela entrega do veículo escolhido pelo comprador mas, sim, das concessionárias ou revendas de automóveis que celebram o contrato de compra e venda, o qual não se confunde com o contrato de financiamento.

"Portanto, como não foi o réu quem efetivou a tradição da coisa, manifesta é sua ilegitimidade passiva ad causam, razão pela qual não merece reparo a sentença de primeiro grau", finalizou o relator. A decisão da Câmara foi unânime.

A.C. nº 2010.001089-9
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CRCRJ empossa a nova diretoria

Aconteceu na última sexta-feira, 29 de janeiro, a posse solene da nova diretoria do CRCRJ. A contadora Diva Maria de Oliveira Gesualdi tomou posse como presidente do CRCRJ, ao lado dos demais conselheiros eleitos.

Em seu discurso, Diva citou alguns projetos a serem realizados em sua gestão, como o investimento em ensino a distância através da TV CRC (www.tvcrc.com.br) e o Centro de Memória e História da Contabilidade do Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro e outras autoridades prestigiaram o evento.
FONTE: CRC-RJ
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sábado, 6 de fevereiro de 2010

A ineficácia das execuções fiscais

A ineficácia das execuções fiscaisFonte:
Valor Econômico - 04/02/2010
Luiz Flávio Borges D´Urso e Walter Cardoso Henrique

Volta à ordem do dia o exame de novas formas de executar o patrimônio dos particulares. Contribuintes que não pagam, devem ser executados, mas por um Poder Judiciário imparcial na forma da tripartição de poderes e sem que seja facultado a uma das partes - leia-se Fazenda Pública - o direito de fazer justiça antecipada com as próprias mãos. Reportamo-nos aqui ao Projeto de Lei nº 5080, de 2009, que integra o Quarto Pacto Republicano, que apesar do nome pomposo, apenas cuida da cobrança de valores pelo poder público. A Lei nº 6.830 (execuções fiscais), de 1980, não funciona e é ultrapassada, sustenta a procuradoria, no que é acompanhada por boa parte do Judiciário. No entanto, tal afirmativa é inadequada. Senão, vejamos, o maior PIB estadual depois de São Paulo é Guarulhos, cidade industrializada com milhares de contribuintes e empreendedores. Quantos procuradores e juízes há nesse município cuidando de processos de execução fiscal? No âmbito federal, apenas uma vara. O exemplo é federal porque legislar sobre direito processual é competência exclusiva da União.Alguém pode se assustar com esse quadro e dizer que este é um retrato isolado. Infelizmente, não. Guarulhos possui apenas uma vara especializada, com um único magistrado, que tem sob sua responsabilidade cerca de 30 mil processos. Nesta mesma jurisdição, há cinco varas cíveis responsáveis por apenas 15 mil processos - média de três mil por vara cível. É natural, portanto, que nesta cidade a cobrança judicial federal não tenha resultados. Mas a culpa deve ser da lei.Na cidade de São Paulo, e aqui estamos nos referindo à locomotiva do PIB nacional, onde, segundo a estatística de junho no âmbito federal, havia pouco mais de 86 mil ações em andamento na esfera cível, e pouco mais de 236 mil ações de execuções fiscais ativas. Para julgar as chamadas ações cíveis há um estoque de 26 varas comuns, enquanto para julgar as ações de execução fiscal, apenas 12. É óbvio que as execuções não podem ser bem apreciadas. Mas a culpa é da lei.Se é verdade que os cidadãos precisam de juízes disponíveis para atender seus pleitos, não menos verdade é que estes mesmos cidadãos esperam ver o mesmo tipo de procedimento instaurado contra suas próprias expectativas. Isto é consequência direta do chamado Estado de Direito, pelo qual todos se sujeitam às leis e a um Poder Judiciário independente. A favor do poder público deve existir o mesmo devido processo legal que há em benefício dos cidadãos.O Brasil possui, provavelmente, o maior descompasso do mundo entre tributos e contraprestação de serviços, gerando, consequentemente, um grau de inadimplemento tributário compatível com este tipo de contraste. Portanto, o entupimento das vias judiciais de cobrança é característica desta realidade, e não há culpa a ser distribuída. Se as execuções demoram, a culpa é da falta de interesse em alocar procuradores e juízes para cuidar destes processos, porque advogados neste país seguramente há. Mas a culpa é da lei.O Ministério da Fazenda e a Advocacia-Geral da União partindo apenas de estatísticas divorciadas da realidade, como se a tripartição de poderes pudesse ser relevada neste século XXI, entendem que a salvação para esta cobrança tributária passa pelo afastamento do crivo judicial, atribuindo à Fazenda prerrogativas que facilmente significarão abuso. Pretendem inverter a garantia do devido processo legal: primeiro irão constranger e impedir o dispor de bens para depois aceitar o acesso ao Judiciário. Em outras palavras, ao invés de perguntar e depois atirar, pretendem atirar para depois perguntar. A Constituição não autoriza este tipo de proposição, mas isso não importa.O descompasso desta realidade está estampado na exposição de motivos que acompanhou o PL 5080, no qual ficou clara a colaboração de ilustres membros da academia, magistratura e procuradoria. Nela se percebe que a advocacia acostumada e enfrentar o embate diário dos fóruns não foi consultada. Tal expediente é inaceitável, porque não cabe aos juízes, professores ou procuradores a explicação dos fatos ou procedimentos aos cidadãos, estes únicos destinatários de toda a preocupação estatal. Se mesmo autorizados pela lei, os advogados muitas vezes não conseguem falar com os juízes, imaginem os cidadãos. Se as novas proposições forem aprovadas, diante de um cenário sem perspectiva de mudanças, que se preparem estes apoiadores, porque a procura por socorro será proporcional ao "sucesso" da nova lei, que já parte do equívoco de que a interiorização da Justiça Federal já seria suficiente para permitir a revogação da delegação de competência para a Justiça Estadual que, pelos mesmos motivos, já está igualmente sobrecarregada.
Luiz Flávio Borges D'Urso é advogado criminal, mestre e doutor pela USP, é presidente da OAB SP.Walter Carlos Cardoso Henrique é advogado e presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB-SP e professor da PUC-SP.
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FAP - Fator Acidentário de Prevenção

A proteção acidentária é determinada pela Constituição Federal - CF como a ação integrada de Seguridade Social dos Ministérios da Previdência Social - MPS, Trabalho e Emprego - MTE e Saúde - MS. Essa proteção deriva do art. 1º da Constituição Federal que estabelece como um dos princípios do Estado de Direito o valor social do trabalho. O valor social do trabalho é estabelecido sobre pilares estruturados em garantias sociais tais como o direito à saúde, à segurança, à previdência social e ao trabalho. O direito social ao trabalho seguro e a obrigação do empregador pelo custeio do seguro de acidente do trabalho também estão inscritas no art. 7º da CF/1988.
A fonte de custeio para a cobertura de eventos advindos dos riscos ambientais do trabalho - acidentes e doenças do trabalho, assim como as aposentadorias especiais - baseia-se na tarifação coletiva das empresas, segundo o enquadramento das atividades preponderantes estabelecido conforme a SubClasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. A tarifação coletiva está prevista no art. 22 da Lei 8.212/1991 que estabelece as taxas de 1, 2 e 3% calculados sobre o total das remunerações pagas aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. Esses percentuais poderão ser reduzidos ou majorados, de acordo com o art. 10 da Lei 10.666/2003. Isto representa a possibilidade de estabelecer a tarifação individual das empresas, flexibilizando o valor das alíquotas: reduzindo-as pela metade ou elevando-as ao dobro.

A flexibilização das alíquotas aplicadas para o financiamento dos benefícios pagos pela Previdência Social decorrentes dos riscos ambientais do trabalho foi materializada mediante a aplicação da metodologia do Fator Acidentário de Prevenção. A metodologia foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social - CNPS, (instância quadripartite que conta com a representação de trabalhadores, empregadores, associações de aposentados e pensionistas e do Governo), mediante análise e avaliação da proposta metodológica e publicação das Resoluções CNPS Nº 1308 e 1309, ambas de 2009. A metodologia aprovada busca bonificar aqueles empregadores que tenham feito um trabalho intenso nas melhorias ambientais em seus postos de trabalho e apresentado no último período menores índices de acidentalidade e, ao mesmo tempo, aumentar a cobrança daquelas empresas que tenham apresentado índices de acidentalidade superiores à média de seu setor econômico.

A implementação da metodologia do FAP servirá para ampliar a cultura da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, auxiliar a estruturação do Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador - PNSST que vem sendo estruturado mediante a condução do MPS, MTE e MS, fortalecendo as políticas públicas neste campo, reforçar o diálogo social entre empregadores e trabalhadores, tudo afim de avançarmos cada vez mais rumo às melhorias ambientais no trabalho e à maior qualidade de vida para todos os trabalhadores no Brasil.
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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

taxa selic

ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAC Nº 06 DE 01/02/2010
DOU de 02/02/2010
Divulga a taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
(Selic) para títulos federais relativa ao mês de janeiro de 2010.
O COORDENADOR-GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA, no uso da atribuição que lhe confere
o inciso III do art. 290 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria
MF nº 125, de 4 de março de 2009, e tendo em vista o disposto no art. 13 da Lei nº 9.065, de 20 de junho de
1995, nos arts. 16 e 39 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, no art. 61 da Lei nº 9.430, de 27 de
dezembro de 1996, e no art. 73 da Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997, declara:
Art. 1º - A taxa de juros equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
(Selic) para títulos federais, relativa ao mês de janeiro de 2010, aplicável na cobrança, restituição ou
compensação de tributos federais, a partir do mês de fevereiro de 2010, é de 0,66%.
Art. 2º - Este Ato Declaratório Executivo entra em vigor na data de sua publicação.
MARCELO DE ALBUQUERQUE LINS
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